Vamos lutar pela volta do trem?

Olá! Você está na página da história de Cambuquira. Hoje é
Aqui você encontra um o resumo dde nossa história, fotos, "causos" da Estância. Blog Estância de Cambuquira.
Visite também a página reservada para nossa atualidade. Blog de Cambuquira .

BONS EXEMPLOS GERAM BOAS NOTÍCIAS. Mande notícias, fotos e histórias.

Pesquise nome assunto

"Não se apaga a história. Muito menos os documentos históricos, que nada mais são do que os registros dos fatos que ocorreram no passado. Quer eles sejam agradáveis ou desagradáveis." juíza de Direito Hertha Helena Rollemberg Padilha

segunda-feira, 26 de maio de 2008

Dos bons tempos quando tínhamos futebol.

ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA CAMBUQUIRENSE (anos 50)


Foto- 09 time (associação atlético cambuquirese) 1954 - EM PÉ: Sr. Amazonas-chefe de obras da prefeitura- Sr. Japones-pai do avilbar- (técnico e auxiliar técnico) JOGADORES;em pé: Pedro Camelo, goleiro mão de onça,Antonio Vitor Rocha irmão do Manoel rocha,João banana,Zé do Donga meu pai e orlando.
agachados; começando na frente do sr.Japones Zézé Poderoso, Fusca pai da Dora do Giovanni, Vitor filho do Zé nenem, Vau pai do Demerval da prefeitura e Neneco filho do Juca Eugênio
Associação com Sotero faria de castilho ( DONGA)e de vestido branco em pé Zé do Donga (ex-fiscal municipal e pai de Helma Ferroni.
Essa foto foi de um evento comemorativo quando os homens vestiram de mulhere e jogaram contra mulheres vestidas de homens.(se foi esse evento, ele aconteceu nos anos 60, quando estudante do ginásio, assisti o "jogo" e dei muitas risadas quando Sr. Benedito Ferreira, o Juiz de Paz da cidade,como goleiro defendia com uma vassoura. Deve ter sido muito engraçado.

(fotos do acervo de Zé do Donga)




Nessa foto vinda do passado, de quando a cidade tinha o seus bons craques de futebol vem essa lembrança. Não é de boa qualidade.Mas, os que conheceram identificaram da direita para esquerda: Ladislau Pereira, Manoel de Liz Costa (Neneco), Sebastianzão, ......, Pierrotti, .........
Abaixo: o jogador deitado seria um irmão de Eufrásio Silva, atrás dele, o segundo, João Banana.....
Dizem que o da ponta seria irmão do Mariano Rocha...
E Quem puder que nos forneça mais nomes.
Procurei Neneco para que me identificasse os demais companheiros, mas ele não estava em casa. Tinha ido assistir a reinauguração do campo de futebol cuja reconstrução começou no governo Pudim, passou por Panone e agora ganhou grama e uma praça (aliás sem significado onde deveria existir uma arquibancada) com estátuas de figuras ilustres da cidade que não me disseram de quem são.
Desde a destruição daquela arena de futebol no começo do governo Pudim, já se passaram quase 12 anos que Cambuquira ficou sem Futebol. Nesse período, muitos daqueles que poderiam ter se tornado craques do esporte bretão, nem aprenderam a chutar uma bola.
Neneco, um dos maiores incentivadores dos times da cidade, dos tempos da Associação Atlética, do Leão do Sul e JAG, deve ter tido muita emoção em ver novamente a bola rolar naquele espaço onde ele chegou a fazer muitos gols.
Espero que essa "reinauguração" seja o ponta-a-pé inicial para uma nova etapa no esporte da cidade e se torne apenas um evento de ano de eleições
.

Esta foto nos foi enviada por Irene Lemes Pereira, viúva do craque Ladislau (acima à direita)

Nenhum comentário: