Vamos lutar pela volta do trem?

Olá! Você está na página da história de Cambuquira. Hoje é
Aqui você encontra um o resumo dde nossa história, fotos, "causos" da Estância. Blog Estância de Cambuquira.
Visite também a página reservada para nossa atualidade. Blog de Cambuquira .

BONS EXEMPLOS GERAM BOAS NOTÍCIAS. Mande notícias, fotos e histórias.

Pesquise nome assunto

"Não se apaga a história. Muito menos os documentos históricos, que nada mais são do que os registros dos fatos que ocorreram no passado. Quer eles sejam agradáveis ou desagradáveis." juíza de Direito Hertha Helena Rollemberg Padilha

segunda-feira, 4 de julho de 2011

UM INVENTOR EM CAMBUQUIRA.


Imagem ilustrativa tirada do "metiredesseocio"
Não tenho mais informações, mas vou pesquisar mais sobre esse assunto junto aos mais velhos, já que os relatos que temos vêm de pessoas mais velhas que não tem dados mais precisos da existência desse inventor e de seus experimentos. Mas, um fato narrado nos leva a crer que realmente existiu na cidade uma pessoa dotada de grande inteligência e conhecimentos técnicos capaz de montar uma aeronave e, principalmente, fazê-la voar bem mais alto do que o dirigível de Santos Dumont.


Pelas história contada a mim, o projeto de aeronave usava um motor de automóvel, coisa que até hoje ainda não ouvi falar. Mas, a montagem voou sim sobre parte da cidade e ainda levou dentro da nave um mecânico chamado "Gumercindo". 


A viagem desse tal "Gumercindo" saiu do alto do Bairro da Estação ou da parte mais alta do Bairro Fonte do Marimbeiro onde deve ter sido criada uma pequena pista de decolagem. Dali partiu o pequeno avião com o "piloto" um pouco "mamado"(Ele gostava de uns goles da "marvada"!), para aceitar essa empreitada com quase certeza de partida mas, provavelmente, nenhuma garantia de volta ou de aterrisagem tranquila.


O avião sob a admiração de milhares de cidadãos da cidade e de turistas ficaram atônitos quando aquela geringonça sobrevoou o centro da cidade, passando por cima dos principais hotéis e do Parque das Águas e vir a aterrisar ("Não seria esse o termo correto para o acontecido.") na Mata do Parque no meio do arvoredo.


Deve ter sido uma correria e por muita sorte quase nada aconteceu ao piloto que, apesar dos goles, estava vivo e ainda tivera o seu "brevê temporário" definitivamente cassado por determinação da polícia, com  a promessa de nunca mais repetir outra façanha como aquela. Com isso, a grande invenção de tal gênio criador não seguiu adiante e a história desse feito virou lenda.


Tentei descobrir o nome do inventor, mas ainda sem muito sucesso. Alguns me disseram que se chamava "Marquetti", outros defendem que foi mesmo o tal mecânico Gumercindo que fora o autor do projeto, montagem e da aventura de ser o único cambuquirense inventor e aviador, sem nunca ter pilotado uma nava.


Quem souber mais sobre essa história ou que nos possa ajudar nessa pesquisa, que "fale agora ou se cale para sempre"...

Comentários:

Bem, essa de "...se cale para sempre" é apenas um trocadilho. O que o administrador do blog quer é a cooperação do leitor para o levantamento desse tipo de notícias de nossa cidade. Esses fatos que a literatura e a história deixou de lado fazem parte do espírito de nossa história e devem ganhar o registro desta forma ou de outra para que não se perca no tempo. Pois, quando a história de um povo não tem registros do seu passado, este perde a sua referência. Nossa cidade tem perdido a referência com o passado e a nossa tentativa (minha e dos leitores colaboradores) é não deixar que isso se deteriore.
Então, contribua com o resgate de nossa história. Escreva para nós contando um caso ou mesmo nos convoque para uma conversa sobre aquele fato de que ninguém mais se lembra...Assim, juntos não deixaremos que se percam tantos fatos pitorescos de nosso povo.

Leia abaixo, notícia recente sobre feito semelhante de um "cientista russo". E, pelo que parece nem voou como o do nosso inventor:

Ex-piloto transforma carro soviético em avião

Nenhum comentário: