Vamos lutar pela volta do trem?

Olá! Você está na página da história de Cambuquira. Hoje é
Aqui você encontra um o resumo dde nossa história, fotos, "causos" da Estância. Blog Estância de Cambuquira.
Visite também a página reservada para nossa atualidade. Blog de Cambuquira .

BONS EXEMPLOS GERAM BOAS NOTÍCIAS. Mande notícias, fotos e histórias.

Pesquise nome assunto

"Não se apaga a história. Muito menos os documentos históricos, que nada mais são do que os registros dos fatos que ocorreram no passado. Quer eles sejam agradáveis ou desagradáveis." juíza de Direito Hertha Helena Rollemberg Padilha

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Festa de Reis

Cambuquira, tradicionalmente, comemora no dia 06 de janeiro de cada ano a "Chegada da Folia de Reis". Antigamente, existia a Folia do Genico, Folia do Biá, Folia do Gatinho entre outras.Um bairro, Lavra, principal reduto dos foliões e dos grupos de Congo, fervia de gente para assistir o final de um período de 6 dias de cantoria pela cidade.Os "palhaços", que em outros lugares são denominados "marungos"faziam malabarismo e saltos dignos de atletas olímpicos. E, quando os grupos se encontravam? Era uma disputa ferrenha, mas divertida!Hoje, a festa não tem a mesma pulgência de outrora, mas mesmo assim ainda movimenta aquela região entre o Bairro Regina Coeli e o Alto da Lavra.A comemoração vai até bem tarde com o seu batuque e as tradicionais modinhas que saldam os Santos Reis e o Menino Jesus. É uma mistura de profano e o divino que não se pode deixar morrer. Pois, a tradição é a alma de um povo.Isso é folclore. E, tal como outras festividades populares como a "congada", "Festa do Divino", "Festas Juninas,"entre outras, devem ser incentivadas.
Cambuquira ainda teve o "Mês de Portugal", que já havia se tornado uma tradição, quando a população tomava conhecimento da música e da dança antiga da terra dos antepassados. "O vira" já havia se tornado uma música popular na nossa comunidade. Quem sabe isso possa voltar para abrilhantar as noites frias do inverno de nossa Estância, paralelamente às "quermesses" das festas juninas.


A foto acima foi tirada do site do Gov. de Minas.

Nenhum comentário: