Vamos lutar pela volta do trem?

Olá! Você está na página da história de Cambuquira. Hoje é
Aqui você encontra um o resumo dde nossa história, fotos, "causos" da Estância. Blog Estância de Cambuquira.
Visite também a página reservada para nossa atualidade. Blog de Cambuquira .

BONS EXEMPLOS GERAM BOAS NOTÍCIAS. Mande notícias, fotos e histórias.

Pesquise nome assunto

"Não se apaga a história. Muito menos os documentos históricos, que nada mais são do que os registros dos fatos que ocorreram no passado. Quer eles sejam agradáveis ou desagradáveis." juíza de Direito Hertha Helena Rollemberg Padilha

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Um breve histórico do Poder Legislativo em Cambuquira

Autora: Ana Paula Lemes de Souza.- servidora da Câmara Municipal.(22/09/2008)

Em 10 de Janeiro de 1931, foi inaugurado o Conselho Consultivo do Município de Cambuquira, uma pré-Câmara Municipal, constituído por ato do Governo do Estado, através do decreto n° 20348, composto pelos seguintes membros: Joaquim Dias da Silva, Pedro Beltrão de Souza Diniz, Dr. José Ribeiro Nogueira, Tristão de Azevedo Silva, Mário de Azevedo (Secretário) e Dr. Sylvio Marinho (Presidente do Conselho e Prefeito Municipal). Em 1935, foi composto pelos seguintes membros: Djalma Costa, Benevenuto Braz Vieira (Secretário), José Leonel de Rezende (Presidente do Conselho), José Félix Gonçalves, Tristão de Azevedo Silva e Dr. Manoel Dias dos Santos Brandão (Prefeito Municipal).

Durante todo o período de sua existência o órgão possuía como funções: emitir opinião sobre os recursos referentes aos atos do interventor nos seus aspectos legais, jurídicos e na sua conveniência para o Estado; emitir parecer sobre as consultas do interventor ou do Governo Provisório; e sugerir medidas relativas à administração pública para as autoridades municipais, estaduais e federais.

O Conselho Consultivo era composto por cinco ou mais membros, nomeados sob proposta do interventor do Estado, por decreto do Chefe do Governo Provisório e referendado pelo Ministro de Estado da Justiça, Negócios e Interiores. Os seus membros deveriam ser cidadãos brasileiros, com boa reputação e domiciliados em localidade de fácil comunicação.

O Conselho reunia-se sempre que o interventor, o prefeito ou seus membros julgassem necessário. Suas sessões eram públicas, salvo deliberação em contrário, e as resoluções eram tomadas por maioria absoluta de votos.

O Conselho esteve em vigor até o dia 27 de Julho de 1936 e, em 28 de Julho de 1936, foi instalada a Câmara Municipal de Cambuquira, em sua 1ª Legislatura, para o quatriênio de 1936 a 1940, composta pelos seguintes membros eleitos em 07 de Julho do corrente ano: Gabriel Flavio Carneiro, João Garcia da Fonseca, Prudente Calil, Dr. Ordomundi Gomes Ferreira, Pedro Beltrão de Souza Diniz, Dr. José de Freitas Henriques e Benevenuto Braz Vieira.

O primeiro presidente da Câmara Municipal, e também o vereador mais votado, foi Gabriel Flávio Carneiro. Para primeiro secretário, João Garcia da Fonseca, e para segundo secretário, Prudente Calil.

Em 11 de Janeiro de 1937, Gabriel Flávio Carneiro e João Garcia da Fonseca renunciaram, e Pedro Beltrão de Souza Diniz e Benevenuto Braz Vieira mandaram ofício dizendo que somente voltariam a Câmara quando esta estivesse legalmente completa. Dr. João Silva Filho foi convocado como suplente, em 08 de Março de 1937.

Os atos mais importantes dessa legislatura foram: a promulgação do Regimento Interno e a reforma do Regime Tributário Municipal.

VOLTAR À PÁGINA INICIAL

Nenhum comentário: