Vamos lutar pela volta do trem?

Olá! Você está na página da história de Cambuquira. Hoje é
Aqui você encontra um o resumo dde nossa história, fotos, "causos" da Estância. Blog Estância de Cambuquira.
Visite também a página reservada para nossa atualidade. Blog de Cambuquira .

BONS EXEMPLOS GERAM BOAS NOTÍCIAS. Mande notícias, fotos e histórias.

Pesquise nome assunto

"Não se apaga a história. Muito menos os documentos históricos, que nada mais são do que os registros dos fatos que ocorreram no passado. Quer eles sejam agradáveis ou desagradáveis." juíza de Direito Hertha Helena Rollemberg Padilha

terça-feira, 3 de junho de 2008

A VERDADEIRA HISTÓRIA DA CASA INJUSTAMENTE CHAMADA DE "MAL ASSOMBRADA".





Do passado conseguimos trazer até o presente aquele sobrado imponente no alto da Fazenda do Retiro, de onde se podia ver os dois lados da colina, assistir o nascente e o por do sol, paisagens nunca vista igual na sua França natal.
Com certeza foi essa a ideia de Charles Berthaud quando escolheu aquele lugar para construir sua casa. Tudo ali era de primeira e importado da sua terra, desde as telhas, as janelas, as escadas, o assoalho de pinho-de-riga que ninguém conhecia por essas paragens. Todo o conforto ali teria. A água pura e cristalina bombeada de um poço profundo( que ainda existe no terreno dos Siebert)servia a cozinha, banheiro e o laboratório. Para não poluir os lençóis d'água todo o esgoto da residência era tratado em fossas cépticas distintas para cada setor(residência e laboratório). Um jardim de rosas e trepadeiras, uma das quais cor de rosa sobreviveu aos tempos e foi arrancada nos anos 60 para construção de uma casa no bairro, essências aromáticas e outras plantas medicinais e frutíferas aclimatadas completavam o vasto pomar da chácara.
Depois de um estafante dia, quando atendia várias pessoas que apareciam na cidade em busca da cura pelas águas minerais em conjunto com as poções químicas do médico, o Francês se sentava na varanda e contemplava o sol ardente e vermelho a se por pelos lados de Campanha. Nas noites de céu aberto lá estava ele na varanda a observar as estrelas, os planetas e a lua que vagava pelo infinito, fato esse que encantou outro estrangeiro muitos anos depois, Sigmund Szabó, que ali perto daquela casa francesa iria nos anos 60 tentar construir um observatório astronômico.
No dia seguinte acordado pelo cantar dos galos, abria a janela e via o sol nascendo entre as árvores da colina da Mata do Parque provocando o soprar de uma brisa serena com cheiro de mato.
O médico e químico, cientista, talvez pensasse que um dia aquele lugar seria uma grande e bela cidade, pois isso era o que se previa para aquela nova vila que se formava nos fins do Século XIX e começo do Século XX.
Quer saber mais? clique aqui.

Nenhum comentário: