Vamos lutar pela volta do trem?

Olá! Você está na página da história de Cambuquira. Hoje é
Aqui você encontra um o resumo dde nossa história, fotos, "causos" da Estância. Blog Estância de Cambuquira.
Visite também a página reservada para nossa atualidade. Blog de Cambuquira .

BONS EXEMPLOS GERAM BOAS NOTÍCIAS. Mande notícias, fotos e histórias.

Pesquise nome assunto

"Não se apaga a história. Muito menos os documentos históricos, que nada mais são do que os registros dos fatos que ocorreram no passado. Quer eles sejam agradáveis ou desagradáveis." juíza de Direito Hertha Helena Rollemberg Padilha

domingo, 8 de junho de 2008

MANES uma estrela nascida em Cambuquira.

Em 1953, o senhor Vicente Manes, leu num jornal que o presidente mundial da Mercedez-Benz viria ao Brasil para fazer os seus primeiros contatos para a implantação de uma unidade montadora em nosso país. Não perdeu tempo e partiu para S.Paulo para conhecer o projeto e sondar as possibilidades de ser o representante daqueles caminhões na região.
Foi assim que Cambuquira ganhou a primeira concessionária da marca no Brasil, como contava o seu filho Newton Marques Manes, pai dos atuais administradores da empresa, hoje localizada à margem da Fernão Dias.Lá os netos Newton Raimundi Manes e seu irmão Marquinhos, comandam essa concessionária que apesar de estar lá ainda é uma empresa cambuquirense.


NOTA: Recebi recentemente a notícia que a empresa fora vendida a um grupo maior que tem várias unidades no Brasil - Desta forma, encera a história de mais uma empresa cambuquirense.

Infelizmente, apesar dessa história bonita, nossa cidade, com o progresso de T.Corações e a estagnação de nossa cidade, a empresa foi forçada a se mudar para aquela cidade vizinha, tornando-se mais uma lembrança para os cambuquirenses.

Essa e outras empresas que migraram formam um elenco de várias outras que se foram, diminuindo a arrecadação de impostos, oferta de empregos e deixando nossa cidade mais pobre.

Os políticos, na sua maioria pouco ou nada fizeram para mudar essa tendência. E, o pior nem o turismo, antes principal fonte de rendas e tributos diretos e indiretos, recebeu a atenção especial que deveria receber. Nossa cidade se transformou na “cidade do já teve”, especificação essa que está difícil de mudar se não mudarem as cabeças que comandam a cidade.

Para ilustrar, se é que podemos assim dizer, para quem não se lembra recordo aqui: Omar(Organização Manes de Automóveis e Representações) que era uma concessionária da Volkswagen, também da Família Manes, Café Cambuquira, fundada por Fred Möller e vendida depois aos sócios Habib & Calil, Gava, metalúrgica fundada em Cambuquira por Gerson, Armando e Valias, hoje em Conceição do Rio Verde, Met.12 de Outubro, fundada por Aloísio do Prado e sócios, hoje em Campanha, Panaex, fundada por Amedeo Pannone e Angelo Colozza, hoje desativada e parte em Itanhandu, etc...etc....

Nenhum comentário: