Vamos lutar pela volta do trem?

Olá! Você está na página da história de Cambuquira. Hoje é
Aqui você encontra um o resumo dde nossa história, fotos, "causos" da Estância. Blog Estância de Cambuquira.
Visite também a página reservada para nossa atualidade. Blog de Cambuquira .

BONS EXEMPLOS GERAM BOAS NOTÍCIAS. Mande notícias, fotos e histórias.

Pesquise nome assunto

"Não se apaga a história. Muito menos os documentos históricos, que nada mais são do que os registros dos fatos que ocorreram no passado. Quer eles sejam agradáveis ou desagradáveis." juíza de Direito Hertha Helena Rollemberg Padilha

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

PELA VOLTA DO TREM


Políticos e população e amigos de Cambuquira deveriam se mobilizar para que a cidade entre nesse projeto que tem viabilidade de se tornar realidade. Um desvio da rede com poucos quilômetros via vale do Ribeirão São Bento poderia fazer um novo circuito incluindo, parte da RMV- Rede Mineira de Viação no tronco de  Cambuquira, Lambari, Jesuânia, Olímpio Noronha, Carmo de Minas, Estação de Freitas e São Lourenço. Dessa última cidade, chega-se a Cruzeiro no interior de S.Paulo.
Como se vê aqui, o circuito iria servir mais cidades e transportaria mais riquezas e mais cidadãos numa área com agricultura forte e com grande vocação turística..


TRENS DE PASSAGEIROS PODEM VOLTAR AO SUL DE MINAS-

População de Varginha foi essencial para isso.
Trecho Cruzeiro/Varginha está em discussão em Seminário do Ministério dos Transportes.

CARLOS CORNWALL e LUIZ EDUARDO BUENO/Advogado e Técnico em Logistica, Idealizadores do MOVIMENTO DE PRESERVAÇÃO FERROVIARIA DE VARGINHA E TRES CORAÇÕES.

Novos velhos tempos para Varginha, é o que podemos esperar nos próximos anos. Já há algum tempo um grupo de Varginhenses voluntariamente trocam ideias e fazem encontros sobre a importância de se preservar o patrimônio e a história ferroviária de nossa cidade, a esse grupo sobretudo pela boa divulgação do Blog do Madeira foi crescendo e a ele juntaram-se netos,filhos e até bisnetos de ferroviários,entre outros.Um desses fanáticos por ferrovia e quem compartilha esse texto chama-se Luiz Eduardo e ao menos uma vez por mês faz o inventário desse patrimônio percorrendo o trecho que corta Varginha desde o terminal do Moinho até o pontilhão no centenário ou a Estação da Juriti.
Agora os Varginhenses e tricordianos, saudosistas podem começar a se alegrar,pois o Governo Federal e o próprio Governo Estadual atentos aos clamores do povo vão enfim colocar o TREM no seu devido Lugar.
E não é para ontem não, o pontapé começa agora no dia 21 de novembro(Quarta feira) em Brasilia com o Seminário. TRENS REGIONAIS – Uma Necessidade que se Impõe feita pelo Ministério do Transporte e ANTT(veja Programação).

E sabe qual um dos trechos que será apresentado para reativação? Pois não é que é o de Número 5)   Cruzeiro – Varginha, no sul de Minas Gerais, alcançando o Vale do rio Paraíba, em São Paulo (SE – trecho 11);
 Varginha é mesmo privilegiada e o Movimento Ferroviário apoia também o Projeto do Circuito Vale Verde,que ligaria Lavras a Varginha.
O governo federal, atento ao crescimento da produção nacional, da população e da consequente demanda por transporte de cargas e de passageiros, vai investir cerca de R$ 200 bilhões na malha ferroviária nacional até 2025.
 O transporte regional sobre trilhos é uma necessidade que se impõe, tendo em vista a sobrecarga das rodovias e a busca por um transporte de menor custo, mais seguro e mais limpo.
Em diversas partes do mundo tem-se observado que o trem regional é um sistema de conexão territorial. Numerosos estudos internacionais comprovam a importância das ligações regionais, onde cidades ou regiões de menor porte se ligam a grandes centros urbanos.
 Neste seminário – TRENS REGIONAIS – Uma Necessidade que se Impõe – pretende-se reunir os governos federal, estadual e municipal; parlamentares, indústria, fundações e associações ferroviárias; empresários, concessionários, centro de estudos universitários, consultores, e demais atores do setor, para que lhes sejam apresentadas as opções existente de trechos para trens regionais no país; os estudos que estão em curso; os projetos em andamento e as formas de encaminhamento de manifestações de interesses de entes públicos e privados que desejem implementar o trem regional.

64 TRECHOS SELECIONADOS COM BAIXA OU NENHUMA OCUPAÇÃO EM TERMOS DE TRÁFICO DE CARGA, DISTRIBUIDOS EM 19 ESTADOS DA FEDERAÇÃO.
CRITÉRIOS: TRECHOS COM 200 km DE EXTENSÃO, SERVINDO A PELO MENOS UMA CIDADE COM MAIS DE CEM MIL HABITANTES;

Com base nestas diretrizes, e diante da grande diversidade de situações apresentadas, foram escolhidos nove trechos para estudo – dois no Nordeste, quatro no Sudeste, um deles em São Paulo e três na Região Sul. Dois ultrapassaram as fronteiras estaduais, ambos entre Minas Gerais e São Paulo. Não foram selecionados, para detalhamento, trechos situados em Regiões Metropolitanas que já dispusessem de transporte ferroviário de massa.
Foram escolhidas, para estudo de caso, as seguintes ligações (em ordem geográfica norte-sul):
1)   Fortaleza – Sobral, no Ceará (NE – trecho 5);
2)   Cabedelo – João Pessoa – Campina Grande, na Paraíba (NE – trecho 11);
3)   Vitória – Cachoeiro de Itapemirim, no Espírito Santo (SE – trecho 1);
4)   Itatiaia – Volta Redonda, no Vale do rio Paraíba, Rio de Janeiro (SE – trecho 4);
5)   Cruzeiro – Varginha, no sul de Minas Gerais, alcançando o Vale do rio Paraíba, em São Paulo (SE – trecho 11);
6)   Campinas – Poços de Caldas, entre os estados de São Paulo e Minas Gerais (SP – trecho 6);
7)   Maringá – Londrina, no Paraná (SE – trecho 1);
8)   Caxias do Sul – Bento Gonçalves, na serra gaúcha (S – parte do trecho 7); e
9)   Pelotas – Rio Grande, no extremo sul do Rio Grande do Sul (S – trecho 12).

PROGRAMAÇÃO DO SEMINÁRIO TRENS REGIONAIS – Uma Necessidade que se Impõe NA ANTT/MINISÉRIO DOS TRANSPORTES em Brasília.



Nenhum comentário: