"Considerados mascotes dos "Festivais de Cinema de Teresópolis", ao tempo da administração do Prefeito Dr. Flávio Bortoluzzi Sousa, Zequinha - José Faria Manso - e Quinzinho - Joaquim Faria Manso - formavam a menor dupla que tanto sucesso alcançou.
Ligados ao setor de turismo da Prefeitura Municipal de Teresópolis, muito fizeram para o bom desempenho de suas tarefas.
Com o falecimento de Zequinha, em 1979, continuou o Quinzinho dando assistência a esse importante setor da Prefeitura.
Sempre requisitados, nos anos 50 e 60, pelos produtores de cinema, televisão e teatro, participaram de diversos filmes dentre os quais "Garota Enxuta", "3 Cangaceiros", "Ali Babá e os 40 ladrões" e "Betão Ronca Ferro".
Em - Em Ali Babá e Os 40 Ladrões é Morgana, direção de Vitor Lima com Renato Aragão, Dedé Santana, Neila Tavares, Quinzinho e Zequinha e outros em 1971.
Na foto acima, ilustração que fixou um momento de descanso de um dos filmes, vê-se: Grande Otelo(o segundo de baixo para cima); Zequinha (atrás); Neli Martins, Ankito, Quinzinho (com as pernas de fora) e Ronald Golias.
Cambuquirenses por adoção!"
Conforme descobri num material enviado pelo amigo Henrique Jesuino (Teresópolis), Quinzinho (Joaquim Faria Manso) nasceu em Areado, cidade vizinha à Alfenas, aqui no Sul de Minas em 23 de fevereiro de 1935. Zequinha (José Faria Manso), em 2 de janeiro de 1934, também na mesma cidade.Mudaram-se para Cambuquira,ainda crianças onde fizeram os primeiros estudos e onde se despontaram como artistas e provavelmente mostraram os seus dotes artísticos aos turistas da época, indo mais tarde paraTeresópolis - RJ onde saíram do anonimato para se tornarem eternas estrelas. Lá, um deles se casou e formou família deixando descendentes.
Estas nos foram enviadas por Henrique Jesuino Guimarães, nosso colaborador em Teresópolis-rj.
Nenhum comentário:
Postar um comentário