Vamos lutar pela volta do trem?

Olá! Você está na página da história de Cambuquira. Hoje é
Aqui você encontra um o resumo dde nossa história, fotos, "causos" da Estância. Blog Estância de Cambuquira.
Visite também a página reservada para nossa atualidade. Blog de Cambuquira .

BONS EXEMPLOS GERAM BOAS NOTÍCIAS. Mande notícias, fotos e histórias.

Pesquise nome assunto

"Não se apaga a história. Muito menos os documentos históricos, que nada mais são do que os registros dos fatos que ocorreram no passado. Quer eles sejam agradáveis ou desagradáveis." juíza de Direito Hertha Helena Rollemberg Padilha

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Engraxate na década de 50

Alguém nos idos tempos dos anos 50 resolveu uniformizar os engraxates de Cambuquira. E, o menino que desejasse exercer essa profissão tinha que se sujeitar às regras impostas. Em troca disso, ganhava o uniforme formado de "macacão" e boné, além de seguir uma hierarquia onde os mais velhos e experientes tinham o dever de orientar e fiscalizar os mais novos e a este subordinados.
Com essa iniciativa, os engraxates de Cambuquira eram adequadamente vestidos evitando-se o constrangimento de que alguns pudessem aparecer sujos ou maltrapilhos nas portas dos hotéis.
Em alguns hotéis ainda eram oferecidos lanches para os meninos. E, isso se tornou uma marca na Estância Hidromineral.
Hoje quase que nem existe mais o engraxate. As pessoas usam mais o tênis ou chinelos ao contrário daqueles tempos quando o cidadão que se prezava tinha que ter uma boa imagem. Os sapatos limpos e engraxados, mesmo que não estivesse de terno.

Veja abaixo na nota sobre JK!

Parece o Arturzinho!...


Nenhum comentário: