Clique na foto se desejar ampliá-la!
Resolvi postar novamente a foto acima depois de uma bela história que recebi via e-mail de uma carioca de sangue cambuquirense, que me fez viajar no tempo, mesmo não tendo vivido naqueles tempos áureos de nossa Estância.
Assim, vai aí a história literalmente como foi contada:
Meu nome de solteira é Solange Martins Ribeiro e quem aparece na foto da banda Furiosa de 1918, o terceiro da direita para a esquerda sentado, é meu avó, que também era alfaiate famoso na cidade. Fez terno até para presidente da república, como Arthur Bernardes. Seu nome: Télio Barboza Martins, pai de minha mãe. Sua alfaiataria chamava-se A Tesoura Elegante, ficava na subida da igreja do lado direito e ainda hoje, conserva suas linhas arquitetônicas. A casa onde minha mãe nasceu e ele morreu, jovem, aos 38 anos,vítima da tuberculose, ainda está de pé, na rua Julio kalil, em ruínas.
Télio Barboza Martins, também era filho de um artista ilustre da cidade de Cambuquira. O desenhista, pintor cenógrafo e músico João Bonifácio Barboza Martins.
Nasci no Rio de Janeiro, onde moro, e como desde menina desenho e hoje trabalho com pintura, fiz uma pesquisa sobre este meu bisavô. Eu cresci ouvindo minha avó(esposa do Télio) dizer que eu parecia com ele, por gostar de gatos e de Arte.
Tenho uma foto de João Bonifácio extraído de um livro de um Padre, sobre Cambuquira, foto de um auto-retrato a crayon que se encontra na biblioteca de Campanha, e foto de um retrato também a crayon, feito por ele, de uma veranista.
No foto também aparece Benjamim Lemes, que foi Coletor Estadual na cidade naqueles bons tempos (indicado pela seta)
sábado, 7 de março de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário