Vamos lutar pela volta do trem?

Olá! Você está na página da história de Cambuquira. Hoje é
Aqui você encontra um o resumo dde nossa história, fotos, "causos" da Estância. Blog Estância de Cambuquira.
Visite também a página reservada para nossa atualidade. Blog de Cambuquira .

BONS EXEMPLOS GERAM BOAS NOTÍCIAS. Mande notícias, fotos e histórias.

Pesquise nome assunto

"Não se apaga a história. Muito menos os documentos históricos, que nada mais são do que os registros dos fatos que ocorreram no passado. Quer eles sejam agradáveis ou desagradáveis." juíza de Direito Hertha Helena Rollemberg Padilha

segunda-feira, 23 de março de 2009

ESSA É PARA MATAR A SAUDADE!

João Maurício e sua Jardineira.

O rei da paciência, soberano das prosas que cativavam as pessoas, João Maurício deixou saudades. Ele se tornou uma espécie de tipo folclórico entre S.Gonçalo, Campanha e Cambuquira. Ele era considerado como um membro da família por algumas pessoas que usavam a velha jardineira para ir e vir da roça, o que antes era só possível no lombo de um cavalo. As mães que levavam as filhas para pegar o ônibus rumo ao Colégio Sion ou nas visitas às tias na cidade de Campanha ou S.Gonçalo, confiavam-lhe a sua guarda que ele sempre executava com extrema competência, como me contou um das moças da época.
No seu veículo carregava-se de tudo, além de passageiros. Ali no bagageiro externo ou no seu interior se acomodavam produtos agrícolas que pequenos produtores levavam para vender na cidade. Abóboras, galinhas, rapaduras e até leitoa faziam companhia. E, se um freguês ainda vinha lá no trilho, João Maurício parava o ônibus e o esperava chegar às margens da estrada para que não perdesse a viagem. Para andar com ele tinha que ser igual: paciente.
Continue lendo essa história....(Clique nesse destaque!)

Fotos : Paulino Araújo/Foto Araújo - Campanha.


Nenhum comentário: