Vamos lutar pela volta do trem?

Olá! Você está na página da história de Cambuquira. Hoje é
Aqui você encontra um o resumo dde nossa história, fotos, "causos" da Estância. Blog Estância de Cambuquira.
Visite também a página reservada para nossa atualidade. Blog de Cambuquira .

BONS EXEMPLOS GERAM BOAS NOTÍCIAS. Mande notícias, fotos e histórias.

Pesquise nome assunto

"Não se apaga a história. Muito menos os documentos históricos, que nada mais são do que os registros dos fatos que ocorreram no passado. Quer eles sejam agradáveis ou desagradáveis." juíza de Direito Hertha Helena Rollemberg Padilha

domingo, 19 de outubro de 2008

Padre Joel Pinheiro Borges


Este foi, sem sombra de dúvidas, um dos maiores benfeitores de Cambuquira. Nomeado para ser pároco da Estância Hidromineral, talvez nem imaginava que se apaixonaria pela cidade e teria que permanecer ali para sempre.
Naqueles tempos difíceis dos anos 60, conseguiu do governo americano a doação de alimentos, entre estes o leite em pó que distribuiu para população carente local, além de outras coisas.
Ele sonhou alto para cidade, enquanto outros nem tanto. Criou na a Fundação Santa Filomena e, através dessa instituição, o Colégio Hilton Rocha, onde se ministrava o segundo-grau com especialização em "técnicas comerciais". Deu esse nome a sua escola em homenagem ao oftalmologista famoso da época e nascido em nossa cidade, que até então a maioria dos cambuquirenses desconheciam.
Fazia questão de homenagear os alunos que se destacassem no mês, e o primeiro lugar tinha que ostentar durante os 30 (trinta) dias seguintes um broche de ouro, repassando para outro se perdesse essa classificação no mês seguinte. E, assim por diante.
Antes mesmo da fundação dessa escola, Padre Joel havido sido figura importante no projeto da cidade de dotá-la de um "ginásio" (quarta a oitava séries do primeiro grau). Antes disso, só os mais abastados podiam estudar além do grupo escolar (primeira a quarta séries do primeiro grau). Assim, com o seu empenho, aliado a alguns políticos da cidade, entre eles João Silva Filho e Antônio Almeida Oliveira, Cambuquira ganhou o Ginásio Clóvis Salgado que mais tarde passou para responsabilidade do Estado de Minas Gerais.
Graças ao espírito lutador desse homem de Deus, muitos dos nossos puderam dar um novo rumo a suas vidas. Assim, os filhos de simples operários, como eu por exemplo, pude frequentar o curso ginasiano e ao lado de outros colegas de mesma origem ter um futuro melhor do que tiveram os nossos pais e os seus companheiros do passado.
Homem enérgico, defensor da ética e da moral, além dos seus deveres como ministro da Igreja Católica era respeitado até por seguidores de outras seitas religiosas.
Infelizmente, talvez pela falta de apoio dos órgãos públicos ou políticos locais, a sua escola não teve continuidade. E, a cidade perdeu em pouco tempo aquela opção educacional modelo.
A sua última vontade era jazer sepultado dentro da Igreja Matriz, como declaração de amor a essa terra. E, assim foi feito: aquele padre enérgico nascido na cidade de Formiga-mg eternamente se ligou à cidade do seu coração.

NOTA : Na foto acima, ele foi apanhado pelas lentes do fotógrafo num dos seus raros momentos de desatenção, talvez motivada pela saúde já debilitada, quando ele dava um pequeno cochilo enquanto aguardava o prosseguimento da solenidade de formatura de alunos do Ginásio Estadual no Salão Paroquial.

Um comentário:

Unknown disse...

Sem dúvida alguma foi um grande homem!
Tenho 41 anos e ele me batizou e também foi responsável pela minha vinda para Sampa com 6 anos quando fiquei órfã.
Qdo eu ia visitálo em cambuquira ainda levava uma bronquinhas por está de calça cumprida.