Vamos lutar pela volta do trem?

Olá! Você está na página da história de Cambuquira. Hoje é
Aqui você encontra um o resumo dde nossa história, fotos, "causos" da Estância. Blog Estância de Cambuquira.
Visite também a página reservada para nossa atualidade. Blog de Cambuquira .

BONS EXEMPLOS GERAM BOAS NOTÍCIAS. Mande notícias, fotos e histórias.

Pesquise nome assunto

"Não se apaga a história. Muito menos os documentos históricos, que nada mais são do que os registros dos fatos que ocorreram no passado. Quer eles sejam agradáveis ou desagradáveis." juíza de Direito Hertha Helena Rollemberg Padilha

sábado, 2 de agosto de 2008

A VELHA ESTAÇÃO DO TREM.

As pessoas iam a estação assistir a chegada de turistas e viajantes, descobrir coisas novas e apresentar o progresso para os seus filhos.
Ainda me lembro que meu pai me levou juntamente com outros irmãos para ver o trem que só conhecíamos só o barulho. Quando o maquinista acionou o apito quase cai de susto da mureta e um dos meus irmãos começou a chorar. Foi a primeira vez e a última que vimos aquela máquina preta barulhenta. Anos depois, o ramal acabou e só fui andar em algo semelhante em S.Paulo.
Era por ela que o progresso chegava, não só a essa cidade, mas em várias outras que ficaram sem esse seu braço.
Assim considerando, tiraram os braços de Cambuquira, Lambari, Jesuânia, Estação de Freitas, Campanha, S.Gonçalo do Sapucaí, quando destruíram o ramal da Rede Mineira de Viação.
Conheci outros lugares onde se fez a mesma coisa: Monte Santo de Minas, Guaranésia, etc. Depois vieram Ribeirão Vermelho, alem dos ramais que conservaram e nunca usaram, ou quase não usam até hoje, como Varginha, Três Corações, Conceição do Rio Verde.
São Lourenço teve um pedaço restaurado para servir de opção turística entre essa cidade e Soledade de Minas, o que sonharam fazer Cambuquira e Lambari, mas que não passou de um sonho. Um dos últimos prefeito chegou a percorrer a pé o trecho entre Cambuquira e Lambari, constando que o leito da linha, apesar de ser ainda um patrimônio público, no caso de Cambuquira pertencente à cidade, fora invadida por fazendeiros que construíram prédios, terreiros de café, etc.
Se os governos do Estado ou da União almejassem mesmo ajudar o turismo e a economia desses lugares, isso seria uma opção.Pora outro lado, mesmo em outros lugares que não têm o turismo, a ferrovia pode ser muito importante para a vida de cada cidade, inclusive porque os combustíveis fósseis acabarão em pouco tempo.
DADOS HISTÓRICOS:A estação de Cambuquira foi aberta com o ramal, em 1894. O tráfego de trens permaneceu até 17/12/1966. Hugo Caramuru conta que uma nova estação foi construída exatamente neste ano e funcionou por poucos meses apenas. Ela serviu de delegacia de polícia por alguns anos e hoje abre apenas esporadicamente para algum evento da Prefeitura local.
Fonte:Estações Ferroviárias (acesse clicando)




Clique aqui e acesse uma reportagem sobre os trens em Minas Gerais (Globo Minas)

Nenhum comentário: