As pessoas iam a estação assistir a chegada de turistas e viajantes, descobrir coisas novas e apresentar o progresso para os seus filhos.
Ainda me lembro que meu pai me levou juntamente com outros irmãos para ver o trem que só conhecíamos só o barulho. Quando o maquinista acionou o apito quase cai de susto da mureta e um dos meus irmãos começou a chorar. Foi a primeira vez e a última que vimos aquela máquina preta barulhenta. Anos depois, o ramal acabou e só fui andar em algo semelhante em S.Paulo.
Era por ela que o progresso chegava, não só a essa cidade, mas em várias outras que ficaram sem esse seu braço.
Assim considerando, tiraram os braços de Cambuquira, Lambari, Jesuânia, Estação de Freitas, Campanha, S.Gonçalo do Sapucaí, quando destruíram o ramal da Rede Mineira de Viação.
Conheci outros lugares onde se fez a mesma coisa: Monte Santo de Minas, Guaranésia, etc. Depois vieram Ribeirão Vermelho, alem dos ramais que conservaram e nunca usaram, ou quase não usam até hoje, como Varginha, Três Corações, Conceição do Rio Verde.
São Lourenço teve um pedaço restaurado para servir de opção turística entre essa cidade e Soledade de Minas, o que sonharam fazer Cambuquira e Lambari, mas que não passou de um sonho. Um dos últimos prefeito chegou a percorrer a pé o trecho entre Cambuquira e Lambari, constando que o leito da linha, apesar de ser ainda um patrimônio público, no caso de Cambuquira pertencente à cidade, fora invadida por fazendeiros que construíram prédios, terreiros de café, etc.
Se os governos do Estado ou da União almejassem mesmo ajudar o turismo e a economia desses lugares, isso seria uma opção.Pora outro lado, mesmo em outros lugares que não têm o turismo, a ferrovia pode ser muito importante para a vida de cada cidade, inclusive porque os combustíveis fósseis acabarão em pouco tempo.
DADOS HISTÓRICOS:A estação de Cambuquira foi aberta com o ramal, em 1894. O tráfego de trens permaneceu até 17/12/1966. Hugo Caramuru conta que uma nova estação foi construída exatamente neste ano e funcionou por poucos meses apenas. Ela serviu de delegacia de polícia por alguns anos e hoje abre apenas esporadicamente para algum evento da Prefeitura local.
Fonte:Estações Ferroviárias (acesse clicando)
Clique aqui e acesse uma reportagem sobre os trens em Minas Gerais (Globo Minas)
sábado, 2 de agosto de 2008
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