Vamos lutar pela volta do trem?

Olá! Você está na página da história de Cambuquira. Hoje é
Aqui você encontra um o resumo dde nossa história, fotos, "causos" da Estância. Blog Estância de Cambuquira.
Visite também a página reservada para nossa atualidade. Blog de Cambuquira .

BONS EXEMPLOS GERAM BOAS NOTÍCIAS. Mande notícias, fotos e histórias.

Pesquise nome assunto

"Não se apaga a história. Muito menos os documentos históricos, que nada mais são do que os registros dos fatos que ocorreram no passado. Quer eles sejam agradáveis ou desagradáveis." juíza de Direito Hertha Helena Rollemberg Padilha

quarta-feira, 30 de julho de 2008

UMA VIAGEM NOS PRIMEIROS TEMPOS DA ESTÂNCIA.

Esta é tida como o mais antigo registro fotográfico de Cambuquira.
Datada do fim do século dezenove, mostra que algumas casas surgiram ao longo da estrada que ligava as fontes à sede da cidade da Campanha da Princesa.
O sobrado com aparente comércio na parte de baixo, localizado na esquina do que é hoje a Caixa Federal,
pertencia a Antônio Joaquim da Silva Lemes, pai do capitão Cláudio, patriarca dos Lemes da Fazenda dos Lobos.

Embora, a de cima seja considerada a mais antiga, esta me parece ainda mais velha. Nota-se aqui que mesmo sendo de outro ângulo, havia poucas casas, menos do que demonstra a anterior.


Aqui no começo do século XX a cidade projetada, a primeira da região, já se mostrava diferente dos demais municípios vizinhos.
Nessa época já tínhamos a ferrovia que trazia e levava turistas e riquezas. A cidade ainda não tinha iluminação pública, que devia ser feita por lampiões.
A pequena capela construída pelos Lemes com ajuda dos seus primos Martins e o patriarca da Família Casimiro já existia no alto da colina.



ANTONIO JOAQUIM DA SILVA LEMES foi casado com uma das filhas de Manoel Borges da Costa, Feliciana Maria de Jesus. Ele era filho de Vicente da Silva Leme e Escolástica Joaquina do Monte Casino ( ou da Ribeira), da família Martins Ribeiro.
Conforme descreve seu neto José Guimarães, em sua obra "As Três Ilhoas", Antônio Joaquim constava como inscrito na reserva da Guarda Nacional em 1860, por ser de idade avançada.
Nasceu em 1808 na cidade da Campanha da Princesa. Bernardo Saturnino da Veiga, ao escrever sobre Cambuquira no Almanaque Sul Mineiro de 1874, disse que ele era um dos benfeitores do lugar e que um dos benefícios foi a construção da primeira capela dedicada a S.Sebastião- notícia essa transcrita no Anuário de Minas Gerais de 1913. Faleceu em 15.02.1879.
Sua esposa, depois de sua morte, adquiriu a Fazenda Pega Mão entre S.Gonçalo do Sapucaí e Monsenhor Paulo, vindo a falecer em 25.05.1894.
Mais dados sobre sua descendência vá à página dos SILVA LEMES >>

Nenhum comentário: