Vamos lutar pela volta do trem?

Olá! Você está na página da história de Cambuquira. Hoje é
Aqui você encontra um o resumo dde nossa história, fotos, "causos" da Estância. Blog Estância de Cambuquira.
Visite também a página reservada para nossa atualidade. Blog de Cambuquira .

BONS EXEMPLOS GERAM BOAS NOTÍCIAS. Mande notícias, fotos e histórias.

Pesquise nome assunto

"Não se apaga a história. Muito menos os documentos históricos, que nada mais são do que os registros dos fatos que ocorreram no passado. Quer eles sejam agradáveis ou desagradáveis." juíza de Direito Hertha Helena Rollemberg Padilha

terça-feira, 27 de maio de 2008

HISTÓRIAS DAS REVOLUÇÕES DE 30 E 32 EM CAMBUQUIRA

Num dia daqueles do ano de 1930, Estêvão Horácio do Prado chega a sua casa e ordena que todos saiam da cidade para se abrigar na zona rural.As tropas do exército brasileiro já chegavam à cidade. Seu "Cassmiro" já tinha sido avisado de que o seu engenho serviria de abrigo para as famílias que não tinhm parentes na roça. E, para lá se encminharam várias pessoas que residiam na cidade.
D. Mariinha do Prado, sua esposa, juntou toda crinçada, agasalhos, colchões e alimentos e rumaram pela estrada até aquele lugar.
Quem viveu na época ainda se lembra da preocupação de Seu "Antônio da Erva", um velho curandeiro do Bairro da Lavra, pediu que a esposa que soltasse sua "cabritinha" de estimação para que não morresse de fome. Não se sabe se a tal cabra sobreviveu ou se virou petisco para os recrutas.
Se Estêvão e outros chefes de família continuariam na cidade para guardar o patrimônio público e particular, eram os "bate-paus", encarregados de informar os comandantes da tropa de qualquer movimento ou pessoa estranha no local.
Os hotéis e o grupo escolar foram transformados em quartéis e alojamentos de soldados.Nesses lugares eram feitas as refeições, eram dadas as instruções para os soldados antes que partissem no trem rumo à região de Passa Quatro, onde as tropas paulistas ameaçavam invadir o Estado de Minas Gerais. Lá também já havia um grande contigente de soldados, entre ele um jovem médico que viria mais tarde se tornar Presidente da Republica, JUSCELINO KUBITSCHEK.(O primeiro da foto da esquerda para direita abaixo)
Juscelino Serviu no hospital improvisado naquela cidade para atender os feridos nos combates..

Cartaz paulista, que nos moldes do apelo do Tio Sam. O que foi a Revolução Constitucionalista?
A Revolução Constitucionalista de 1932, Revolução de 32 ou Guerra Paulista, foi o movimento armado ocorrido no Brasil entre Julho e Outubro de 1932 visando à derrubada do governo provisório de Getúlio Vargas e à instituição de um regime constitucional após a supressão da Constituição de 1891 pela Revolução de 1930.

Foi a primeira grande revolta contra o governo de Getúlio Vargas.

Enquanto isso, Benedito Augusto Ribeiro,KTT, um jovem cambuquirense que tinha ido para São Paulo em busca de novas oportunidades que a sua terra não oferecia, havia se alistado no exército paulista, talvez não por algum sentimento de simpatia aos revoltosos daquele Estado, mas porque não havia outra ocupação já que as fábricas, comércio e outras atividades estavam paralisadas

Paulistas guardavam a saída do túnel em Cruzeiro.
Muitos brasileiros morreram nessa guerra que para uns foi injusta mas que mudou os rumos da história do Brasil.

As tropas paulistas chegaram até Campanha, onde "declaram-na como parte do Estado de S.Paulo" (veja mais sobre esse item até então desconhecido da maioria. Continue lendo essa parte da história (clique!)


O que foi a revolução constitucionalista de 1932?
Movimento pela promulgação de uma constituição em São Paulo levou a uma das maiores lutas armadas internas no Brasil. Continue lendo... (clique!)

Nenhum comentário: