Vamos lutar pela volta do trem?

Olá! Você está na página da história de Cambuquira. Hoje é
Aqui você encontra um o resumo dde nossa história, fotos, "causos" da Estância. Blog Estância de Cambuquira.
Visite também a página reservada para nossa atualidade. Blog de Cambuquira .

BONS EXEMPLOS GERAM BOAS NOTÍCIAS. Mande notícias, fotos e histórias.

Pesquise nome assunto

"Não se apaga a história. Muito menos os documentos históricos, que nada mais são do que os registros dos fatos que ocorreram no passado. Quer eles sejam agradáveis ou desagradáveis." juíza de Direito Hertha Helena Rollemberg Padilha

domingo, 10 de junho de 2012

Cambuquira 1927

Veja a qualidade do mapa elaborado à mão onde figuram um dos nossos principais patrimônios históricos desta cidade, o Hotel Elite. Também existe um destaque para vista parcial da cidade e o mapa da área urbana na época.

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Dos tempos da "maria-fumaça":


                                          Foto ilustrativa do blog "Isto é Campanha"
Aniversário de 120 anos da Ferrovia em Varginha.

                   O advogado Carlos Cornwall,que traz um relato abaixo resumido de tão importante e quase esquecida data, ,no dia 28 de maio,comemorou junto de estudantes e simpatizantes esse fato histórico ,abraçando e cantando parabéns próximos dos trilhos que cortam o último trecho do que restou da Ferrovia Muzambinho .Também durante todo o ano, serão lançados um encarte com fotos,histórias,causos e passagens da ferrovia na nossa cidade e região.Palestras sobre a Ferrovia Muzambinho(nome original) e educação patrimonial serão desenvolvidas,bem como dado o ponta pé inicial para formação da Associação dos Amigos do Trem de Varginha- ATREVAR. Segundo Carlos Cornwall,que estuda a questão legal como profissional e a paixão pelo assunto como hobby, nunca imaginava quantas pessoas tem esse mesmo gosto e diz que várias entidades estão sendo contactadas para se realizar o Primeiro Encontro de Ferreomodelismo na cidade.

A inauguração da Ferrovia em Varginha(Estrada de Ferro Muzambinho).
Resumo Histórico- Carlos Cornwall,
Precisamente no dia 28 de maio de 1892,Varginha recebia o primeiro Trem de Ferro de sua história, era inaugurado há 120 anos a Estrada de Ferro Muzambinho, o empreendimento que mudaria a história e o progresso da cidade e região.
Segundo relatos históricos, a iniciativa local teve  no Major Matheus Tavares da Silva,que foi também oPrimeiro Presidente da Câmara Municipal de Varginha,o. Principal incentivador da vinda da Estrada de Ferro para a nossa cidade, chegando  a emprestar 70:000$000 (setenta mil contos de réis), em 1873, para que os trilhos e a estrada traçados de Três Corações à Varginha aqui chegassem. Segundo os arquivos históricos foram mais de 9 anos de lutas que o Presidente Matheus Tavares teve em pról da construção do ramal ferroviário construído por Ingleses.
Vindo de Três Corações, e chegando na Estação Varginha.(  A Companhia denominada Muzambinho organizou-se para levar a efeito a construção do prolongamento da Estrada de Ferro Minas e Rio desde Três Corações até o ponto navegável do rio Verde-(1) ,posteriormente foi integrada mais tarde a Rede Mineira de Viação .vindo depois a constituir na RFFSA-SR2-Rede Ferroviaria Federal S/A

Da Estação Varginha(Centro da Cidade-894 metros de altitude), a ferrovia subia(A bitola das linhas é de um metro  ) e seguia em direção ao Moinho Sul Mineiro,Sentido Cooperativa do Café e dali interligava a cidade à malha ferroviária do Sul de Minas até o ,que depois passou a chamar-se Juréia, em Monte Belo, pela ordem, as estações (Veja Mapa Ferroviario), seriam após Varginha: Garoa,Batista de Melo,Nogueira,Espera,Pontalete,Josino de Brito,Fama, Parada,Gaspar Lopes,Harmonia,Areado,Movimento,Engenheiro Trompowsky e Jureia(Tuyuti), onde encontrava a Cia Ferroviária Mogiana.

A Ferrovia Muzambinho,também teve os ramais de Campanha,depois Lambari,Cambuquira e São Gonçalo do Sapucai. Já da outra vertente de Varginha, foram construídos por particulares a Ferrovia Machadense,a Alfenense e a Trespontana,todas alcançavam a Linha Principal e dali escoavam a produção cafeeira e de produtos em geral.

 Esta ligação trouxe grande impulso à cidade, estimulado pelo transporte de passageiros e cargas.O trecho Varginha a Jureia foi desativado na década de 60, devido a construção do Lago da Usina de Furnas, boa parte da história está sob as águas.

No início da década de 1930, ( Decreto N.22847 de 23/06/1933 do Presidente Getulio Vargas ) ,  começou a construção de outra sede para a Estação, que já não comportava os serviços. Em julho de 1934, foi inaugurada a nova Estação Varginha(Atual), com projeto dos engenheiros Armindo Paione e Brás Paione.

Segundo Rafael Rangel Giovanini(2) “Em orientação similar da Ferrovia Sapucahy, mas na porção setentrional, corria a Muzambinho. Sua formação se dá com objetivo de construir os trechos antes concedidos a Ferrovia Minas e Rio, embora o seu traçado não seja o mesmo planejado por essa empresa. Partindo do município que dá nome a Companhia, nas proximidades da fronteira com São Paulo, a estrada se dirigia até Três Corações, passando por Varginha, Gaspar Lopes, Areado e Tuiuti. Seu traçado deixa clara a intenção de ligar essa área do Sul de Minas ao Rio, dentro da mesma linha de raciocínio estabelecida para a Sapucaí. Entretanto, com a chegada da Mogiana a Guaxupé, em 1904, e sua interligação com a Muzambinho em 1914, o acesso ao porto de Santos também seria garantido para essa porção do Sul de Minas.


Por ironia do destino, da chamada Ferrovia Muzambinho, hoje só resta esse trecho de 34,385 quilômetrosentre 3 Corações e Varginha, que só sobreviveu graças a Empresas locais,aos apreciadores de ferrovias e a todos os Prefeitos que até hoje não deixaram os trilhos saírem dos lugares.
Atualmente a Ferrovia Muzambinho está sob a concessão da FCA-Ferrovia Centro Atlantica, do Grupo Vale do Rio Doce e transporta cargas de fertilizantes vindos do Porto de Vitória-ES até um terminal particular na cidade de Varginha.
A luta dos apreciadores pela preservação ferroviária na nossa região, está aumentando,não podendo deixar de citar nessa data do Jovem Luiz Eduardo Biagio Bueno,incansável pesquisador e um fiscal atento milímetro a milímetro do ramal de nossa cidade.
HISTÓRIAS QUE A FERROVIA PRODUZIU.
Muitas são as histórias que esses 120 anos produziram, inclusive relativas as Revoluções de 1930 e 32,assunto para outros momentos, agora relato um causo,escrito por Olavo Amadeu de Assis(3) intitulado “Acredite quem quiser” – O Trem da RMV(Rede Mineira de Viação), ia de Gaspar Lopes á Estação de Harmonia. Ao passar pelo rio Muzambo, o senhor Luis distraidamente apreciava a imensidão do rio que se estirava onde a vista não mais alcança. Como as fagulhas do Trem o atingissem, resolver descer o vidro da janela. E foi ai, nesse momento, que viu pular a seus pés uma enorme traíra. Muito intrigado com aquilo,levantou imediatamente a janela e viu lá atrás um pescador a beira do da linha e do rio, pondo tranquilamente a isca para mais uma pesca.
Quanto ao peixe, passou a mão nele e colocou-o no enbornal. Em casa mandou a esposa Pascoalina fazer no jantar.  Foi um jantar de muita fala e pouca crença.

Fontes pesquisadas:
.Ricardo Coimbra Rezende(Engenheiro/Escritor de Ferrovias)
Dr.Eustaquio/Juridico da ex-RFFSA.
Ralph Mennucci Giesbrecht(Pesquisador/Blogueiro)
Professor Afonso Paione
1)   O Brasil, suas riquezas naturais, suas indústrias-Tomo III - Indústria de Transportes, Indústria Fabril-CIB, Rio de Janeiro, 1909-Reedição fac-similar:IBGE / CNI, Rio de Janeiro, 1986
2)Universidade Federal de Minas Gerais-Departamento de Geografia  de Rafael Rangel GiovaniniCom a Dissertação “REGIÕES EM MOVIMENTO Um olhar sobre a Geografia Histórica do Sul de Minas e da Zona da Mata Mineira (1808-1897)
3)Livro O Ferroviário nos trilhos na saudade de Olavo Amadeu de Assis-1985/Imprensa Oficial/MG-pag.152)
       4)Mapas da vfco.Brasilia.jor.br
* Matéria enviada pelo autor: Dr.Carlos Sérgio Cornwall