Vamos lutar pela volta do trem?

Olá! Você está na página da história de Cambuquira. Hoje é
Aqui você encontra um o resumo dde nossa história, fotos, "causos" da Estância. Blog Estância de Cambuquira.
Visite também a página reservada para nossa atualidade. Blog de Cambuquira .

BONS EXEMPLOS GERAM BOAS NOTÍCIAS. Mande notícias, fotos e histórias.

Pesquise nome assunto

"Não se apaga a história. Muito menos os documentos históricos, que nada mais são do que os registros dos fatos que ocorreram no passado. Quer eles sejam agradáveis ou desagradáveis." juíza de Direito Hertha Helena Rollemberg Padilha

quinta-feira, 22 de março de 2012

Jogos abertos de Cambuquira em 1949


Vídeo postado no https://www.facebook.com/AtuaCambuquira
Prestigie essa nova ong que vem para lutar por nossa cidade.

Ainda bem que não existe mais esse "tiro aos pombos".

quinta-feira, 15 de março de 2012

Foi embora o último da banda. Foi embora o meu pai.

Eu e meus irmãos perdemos nosso pai, minha mãe perde o seu eterno enamorado.
Partiu no 13 de março passado, às 8,30 da manhã inexplicavelmente  depois de tomar o seu café da manhã enquanto assistia um programa religioso da TV Aparecida. Foi num suspiro repentino e fulminante e nos deixou.
Eu e meu irmão ainda tentamos aplicar nele um processo de massagem cardíaca. Mas, ele não respondia nada.
Bateu em todos um sentimento de decepção.
A cicatriz completamente seca evidenciava que tudo era um sucesso. Já não havia mais inchaços, nem manchas e já se alimentava normalmente.Já dormia bem, muito diferente dos primeiros dias pós operatórios.
Preocupado com a minha mãe que dormia no quarto ao lado para que um dos filhos lhe fizesse companhia, sempre dizia  "Se a Naninha morrer eu não sei o que será da minha vida" pois ela era o seu primeiro e único amor. Nós ouvíamos tudo e pensávamos que ele talvez nem tinha ideia dos riscos que ele estava submetido.
Sebastião da Silva Lemes, acima com a sua clarinete, era um homem forte em tudo, mas principalmente no caráter.Tinha um orgulho dos filhos e dos netos que tinha. E, chorava de emoção quando algo de bem acontecia na família. Lembro-me que uma vez pegou minha primeira filha que ela achava muito bonita e sumiu pelo bairro. Ele foi exibir aquela sua neta para todos os seus conhecidos.
Durante o velório, meu primo Tarcísio ainda comentou que quando trabalhou com ele ainda adolescente notava que em muitas vezes ao pagar os seus auxiliares o que sobrava para ele e para sua família. Dava valor aos que trabalhavam duro como ele.
Papai nasceu no Palmital, mas não quis a vida rural como a de seus pais e partiu para cidade onde se dedicou aos instrumentos musicais. Manejava muito bem diversos instrumentos de sopro, corda e teclados. Mas, essa profissão não dava para criar os filhos.Plantou café, trabalhou com artesanato mas se firmou na área da construção civil (Não como empresário, mas como pedreiro, sub-empreiteiro e até empreiteiro. Não tinha ganhos exorbitantes, era sempre justo. Muitas vezes perdia e alguns não pagavam o que prometida) .Era elétrico quando trabalhava. Eu me lembro que ele e Miguel China, um dos mais sinceros amigos que teve, construíram uma casa da base ao telhado num dia, a casa do seu companheiro no Bairro Regina Coeli. Já no bairro carioca existe um grande número de casas onde o seu suor foi derramado. No bairro construiu duas casas para morar. A primeira ele vendeu, mas não recebeu a maior parte, pois o comprador um sujeito barrigudo e esperto tomou das mãos dele as promissórias e as rasgou.E aí partiu para a nova casa onde viveu até a sua morte. E, foi assim que criou os seus 7 filhos: Gilberto, José Alberto, Reinado, Antônio, Laura, Lourdes e Leda.
Acho que ele partiu como muitos almejam partir um dia. E, como um passarinho voou pra não mais voltar.
Resta-nos, os que ficam, as lembranças e principalmente os exemplos como força para continuarmos nossa tarefa até quando Deus quiser.
Pai, obrigado e desculpe por não ter podido fazer mais pelo senhor!

quinta-feira, 8 de março de 2012

Perdemos uma sonhadora.


Homenagem de Telma, sua filha de coração.
Mais detalhes no link abaixo.
http://100anosdecambuquira.blogspot.com/2009/04/casal-salles-gomes.html