Vamos lutar pela volta do trem?

Olá! Você está na página da história de Cambuquira. Hoje é
Aqui você encontra um o resumo dde nossa história, fotos, "causos" da Estância. Blog Estância de Cambuquira.
Visite também a página reservada para nossa atualidade. Blog de Cambuquira .

BONS EXEMPLOS GERAM BOAS NOTÍCIAS. Mande notícias, fotos e histórias.

Pesquise nome assunto

"Não se apaga a história. Muito menos os documentos históricos, que nada mais são do que os registros dos fatos que ocorreram no passado. Quer eles sejam agradáveis ou desagradáveis." juíza de Direito Hertha Helena Rollemberg Padilha

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Cambuquira ficou mais triste. Perdemos KTT.

Faleceu neste fim de semana o Sr. Benedito Augusto Ribeiro, KTT nos seus 99 anos bem vividos.
A cidade perdeu o nosso maior contador de histórias que a cidade já teve. Sempre alegre, o "Coletor Aposentado" deixa mais um vácuo na cultura da nossa Estância.
Debilitado há alguns anos depois de uma queda que o levou a uma cirurgia no cérebro, ele já não se comunicava com os amigos como nos velhos tempos. Mas, mesmo assim, conforme nos informaram gostava de ir até uma das lanchonetes, sempre acompanhado por uma enfermeira, e com certeza, para reviver os bons tempos que viveu nos áureos tempos do turismo na cidade. Além de funcionário público da Secretaria de Fazenda do Estado de Minas Gerais, ele foi um grande jogador de tênis que compartilhava com o seu também já falecido colega de profissão e de esporte, o Sr. João de Brito Pimenta Filho. Por causa dessa sequela se instalara definitivamente na cidade depois de um longo período de alternância entre a sua casa no alto da Igreja Matriz (no verão) e o seu apartamento na capital(no inverno).
Por causa do seu jeito alegre KTT conquistou milhares de amigos entre os turistas que visitavam a cidade e talvez até tenha se tornado, sem saber, um atrativo para aqueles velhos visitantes que ano a ano voltavam à Cambuquira.
O jovem Benedito, na sua juventude, conforme nos contou certa vez, foi embora para S.Paulo. Era o ano de 1932. E, sem emprego se alistou nas fileiras do exército paulista vindo "lutar"na Serra da Mantiqueira contra os seus "patrícios mineiros". Ele contou que inclusive ficou responsável por uma "matraca" que imitava o som de metralhadora que enganava as tropas inimigas. São e salvo voltou da guerra e arranjou um emprego na Coletoria Estadual onde fez carreira.
Deixa esposa, três filhos e alguns netos. E, com certeza já está fazendo muito barulho no céu com a sua voz firme e o seu modo de ser alegre. É esta a imagem que ele deixou para nós.

Comentários e acréscimos:
1) KTT contou também que na Revolução de 32 foi preso pelo comandante da tropa paulista por não ter disparado nenhum tiro durante um combate contra as tropas federais.