Vamos lutar pela volta do trem?

Olá! Você está na página da história de Cambuquira. Hoje é
Aqui você encontra um o resumo dde nossa história, fotos, "causos" da Estância. Blog Estância de Cambuquira.
Visite também a página reservada para nossa atualidade. Blog de Cambuquira .

BONS EXEMPLOS GERAM BOAS NOTÍCIAS. Mande notícias, fotos e histórias.

Pesquise nome assunto

"Não se apaga a história. Muito menos os documentos históricos, que nada mais são do que os registros dos fatos que ocorreram no passado. Quer eles sejam agradáveis ou desagradáveis." juíza de Direito Hertha Helena Rollemberg Padilha

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Yayá só bebe Cambuquira yoyô!..





Publicada no Semanario Illustrado Fon Fon/Dezembro de 1913

A legenda: "O Sr Adolpho Aguiar em companhia dos jovens médicos baianos, o s Drs. José Barboza Filho e Alberto Lins, offerecendo um copo da excellente água de CAMBUQUIRA a uma crioula da Bahia."

Essa é um expressão daqueles tempos que hoje teria uma repercussão negativa, e por que não alguma dor de cabeça aos autores.

Veja esse e outras relíquias do passado em Reclames!

LAMARTINE BABO EM CAMBUQUIRA

“- Era assim Lamartine: Sempre bem disposto e sorridente. Um sorriso muito feio, pois tinha pavor de dentista e os poucos dentes que possuía estavam em cacos. Certa vez, uma complicação dental abalou profundamente sua saúde. Magro como era, os médicos chegaram a suspeitar de tuberculose, recomendando-lhe uma temporada em Cambuquira, uma estação de águas. Mas Lamartine estava muito bem , dançando nos bailes do hotel e aceitando convites para apitar partidas de futebol, “desde que não ventasse”.”

In História da Música Popular Brasileira – Copyright 1970 – Abril S/A

O carioca Lamartine Babo autor de inúmeros sucessos como “Serra da Boa Esperança”, “Chegou a Hora da Fogueira” e “No Rancho Fundo”, em parceria com Ary Barroso, nasceu em 10 JAN 1904 e faleceu em 16 JUN 1963 no Rio de Janeiro.


Fonte: Acquasul

Conjunto Campanhense Orgia e Nada Mais e Lamartine Babo em Cambuquira
Contribuição de Angélica Andrès - pesquisadora campanhense.

Quem se lembra do compositor Lamartine Babo? De seu humorismo sadio, de sua voz inconfundível? Lamartine de Azevedo Babo nasceu no Rio de Janeiro, em 1904 e faleceu em 1963, vítima de uma crise cardíaca.

Sua obra bastante numerosa é pontilhada de êxitos retumbantes servindo de marco a marchinha carnavalesca “O teu cabelo não nega”, seguida de outros sucessos até hoje cantados e executados nas rádio como ""Linda Morena", "Palhaço", "No Rancho Fundo", "Serra da Boa Esperança". "Rasguei minha Fantasia", dentre outros.

É esta figurinha frágil, que exerceu poderosa influência na música popular - brasileira, que destacamos na foto abaixo entre os componentes do conjunto campanhense "Orgia e Nada Mais", em 1939, na cidade de Cambuquira, onde o compositor costumava passar o carnaval.

Legenda da Foto:
1. (Cambuquira)
2. José da Mira;
3. Hernandez Marcelino;
4. Ailton Dias (Ardido);
5. Nonô;
6. (Cambuquira)
7. Sebastião Silva (Bambicha);
8. José da Paz Filho;
9. (Cambuquira)
10. Lico Bueno;
11. Vicente Patrício;
12. João Vilhena;
13. 14. 15 e 16 (Cambuquira)
17. Pedro Miranda;
18. José Ricardo;
19. Alpheu do Nascimento (Dunga);
20. José Soares;
21. Vitor Branco;
22. Sebastião Bessa;
23. Benedito Henrique Amorim (Chatinho);
24. Lamartine Babo;
25. Aristides Vilhena;
26. Walter Sales;
27. Mozart Sales.

OBS: Os números 1, 6, 9, 13, 14, 15 e 16 referem-se a pessoas de Cambuquira.
Publicado na coluna “Em Branco e Preto” (Folha Campanhense - Nº 31 Novembro / 1999)
Alguém seria capaz e completar essa lista e acrescentar os nomes dos cambuquirenses?

Fotos: Arquivos Particulares/Domínio Público - a segunda de autoria de Paulino Araújo- Campanha.

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Novo calendário de Olga Helena Florezano Barcellos: mais uma homenagem à Cambuquira!

Clique para ver os detalhes!
Para ter acesso às demais gravuras, clique aqui!
Posted by Picasa

Primeiro veículo de transporte de coletivos de Cambuquira.


De algum lugar no tempo quando áureo e promissor futuro se pintava na Estância, provavelmente Álvaro Costa perpetuou a imagem através de sua câmara fotográfica. Ou, quem sabe um turista dos muitos que visitavam Cambuquira lá pelos anos 20 nos fez esse favor.
Posted by Picasa

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Padre Joel é homenageado em Cambuquira.


No último dia 10/10 fez 20 anos do falecimento do Padre Joel Pinheiro Borges. Como homenagem, a Igreja Matriz promove uma homenagem expondo alguns dos paramentos usados por ele nos últimos anos de vida e fotos diversas daquele que foi um dos mais importantes vultos de nossa história.
O evento acontece paralelamente às comemorações em louvor ao santo protetor da cidade, S.Sebastião.
Durante todo o mês acontece na praça da Igreja uma grande quermesse com parque de diversões e outros eventos populares.
Acontecerá, como tradição, no dia 20/01 um grande leilão de prendas e de gado em prol das obras da igreja.
Foto: arquivo part.cedido ao blog via e-mail/ aut.provável:Waldir Rodrigues.

Cambuquira perde um amigo e defensor.

Faleceu neste último domingo (11/01) Dr. Sérgio Regina, um dos maiores defensores do meio ambiente em nossa região. Varginhense de nascimento e cambuquirense de coração, ele teve papel preponderante na defesa de nossas águas, destacando-se pela campanha de defesa das reservas florestais: Mata da Empreza e Reserva Santa Clara.
Defensor também do tratamento da água das nascentes que abastecem a cidade sempre visou a melhoria do abastecimento urbano, embora não tenha sido entendido por alguns dos políticos locais.
Deixou dois filhos: Serginho, casado com cambuquirense e Giuliana, filha do coração.
Mais detalhes: Clique aqui.

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

FIM DO BLOG.

Alguns aborrecimentos, inclusive perseguição de certos políticos, já me fizeram pensar em acabar com os meus blogs, principalmente os dedicados à Cambuquira.

Criei uma página, perante a ausência e desinteresse do poder público por essa importante ferramenta de divulgação, com o intuito de recolocar nossa Estância novamente no mapa e para que todos conterrâneos e amigos, possam desfrutar da nossa história passada e tomar conhecimento de outros fatos de hoje.

Por usar esse espaço para esclarecer o povo e incentivar cidadania, fui mal até entendido.

Não o "tirei do ar", se é que essa expressão pode ser usada no espaço da web, por que tenho notado que os acessos tem crescido cada vez mais e, por outro lado, tenho recebido inúmeras manifestações até do exterior de cidadãos que nasceram na minha mesma cidade ou por alguma razão tem ligações com essa lugar bonito de Minas.

Por enquanto, vou tocando o barco...E, espero que meus conterrâneos e amigos contribuam com fotos, matéria sobre nossa história e notícias para essas páginas que já não são minhas, mas de nossa cidade e de nosso povo.

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Festa de Reis

Cambuquira, tradicionalmente, comemora no dia 06 de janeiro de cada ano a "Chegada da Folia de Reis". Antigamente, existia a Folia do Genico, Folia do Biá, Folia do Gatinho entre outras.Um bairro, Lavra, principal reduto dos foliões e dos grupos de Congo, fervia de gente para assistir o final de um período de 6 dias de cantoria pela cidade.Os "palhaços", que em outros lugares são denominados "marungos"faziam malabarismo e saltos dignos de atletas olímpicos. E, quando os grupos se encontravam? Era uma disputa ferrenha, mas divertida!Hoje, a festa não tem a mesma pulgência de outrora, mas mesmo assim ainda movimenta aquela região entre o Bairro Regina Coeli e o Alto da Lavra.A comemoração vai até bem tarde com o seu batuque e as tradicionais modinhas que saldam os Santos Reis e o Menino Jesus. É uma mistura de profano e o divino que não se pode deixar morrer. Pois, a tradição é a alma de um povo.Isso é folclore. E, tal como outras festividades populares como a "congada", "Festa do Divino", "Festas Juninas,"entre outras, devem ser incentivadas.
Cambuquira ainda teve o "Mês de Portugal", que já havia se tornado uma tradição, quando a população tomava conhecimento da música e da dança antiga da terra dos antepassados. "O vira" já havia se tornado uma música popular na nossa comunidade. Quem sabe isso possa voltar para abrilhantar as noites frias do inverno de nossa Estância, paralelamente às "quermesses" das festas juninas.


A foto acima foi tirada do site do Gov. de Minas.

sábado, 3 de janeiro de 2009

Um breve histórico do Poder Legislativo Municipal de Cambuquira

A 12 de maio de 1909, pelo Decreto Estadual n° 2.528, e em cumprimento às Leis 373 e 396, Cambuquira constituiu-se Município, desmembrado do Município de Três Corações; e, a seguir, pelo Decreto Estadual n° 2.550, de 04 de junho de 1909, nomeou-se o seu primeiro Prefeito, Dr. Raul de Noronha Sá.O Legislativo Municipal era denominado Conselho Deliberativo, composto de sete membros efetivos, eleitos pelo povo, e definido pelos dispositivos do Decreto n° 1.777, de 30 de dezembro de 1904. Em um primeiro momento, durante o governo do Dr. Raul de Noronha Sá, Cambuquira não instalou o seu Conselho, o que veio acontecer somente a 1° de junho de 1912, na administração do Dr. Thomé Brandão, segundo Prefeito.

Clique aqui para continuar lendo!

Você vai gostar!