Vamos lutar pela volta do trem?

Olá! Você está na página da história de Cambuquira. Hoje é
Aqui você encontra um o resumo dde nossa história, fotos, "causos" da Estância. Blog Estância de Cambuquira.
Visite também a página reservada para nossa atualidade. Blog de Cambuquira .

BONS EXEMPLOS GERAM BOAS NOTÍCIAS. Mande notícias, fotos e histórias.

Pesquise nome assunto

"Não se apaga a história. Muito menos os documentos históricos, que nada mais são do que os registros dos fatos que ocorreram no passado. Quer eles sejam agradáveis ou desagradáveis." juíza de Direito Hertha Helena Rollemberg Padilha

domingo, 19 de outubro de 2008

Padre Joel Pinheiro Borges


Este foi, sem sombra de dúvidas, um dos maiores benfeitores de Cambuquira. Nomeado para ser pároco da Estância Hidromineral, talvez nem imaginava que se apaixonaria pela cidade e teria que permanecer ali para sempre.
Naqueles tempos difíceis dos anos 60, conseguiu do governo americano a doação de alimentos, entre estes o leite em pó que distribuiu para população carente local, além de outras coisas.
Ele sonhou alto para cidade, enquanto outros nem tanto. Criou na a Fundação Santa Filomena e, através dessa instituição, o Colégio Hilton Rocha, onde se ministrava o segundo-grau com especialização em "técnicas comerciais". Deu esse nome a sua escola em homenagem ao oftalmologista famoso da época e nascido em nossa cidade, que até então a maioria dos cambuquirenses desconheciam.
Fazia questão de homenagear os alunos que se destacassem no mês, e o primeiro lugar tinha que ostentar durante os 30 (trinta) dias seguintes um broche de ouro, repassando para outro se perdesse essa classificação no mês seguinte. E, assim por diante.
Antes mesmo da fundação dessa escola, Padre Joel havido sido figura importante no projeto da cidade de dotá-la de um "ginásio" (quarta a oitava séries do primeiro grau). Antes disso, só os mais abastados podiam estudar além do grupo escolar (primeira a quarta séries do primeiro grau). Assim, com o seu empenho, aliado a alguns políticos da cidade, entre eles João Silva Filho e Antônio Almeida Oliveira, Cambuquira ganhou o Ginásio Clóvis Salgado que mais tarde passou para responsabilidade do Estado de Minas Gerais.
Graças ao espírito lutador desse homem de Deus, muitos dos nossos puderam dar um novo rumo a suas vidas. Assim, os filhos de simples operários, como eu por exemplo, pude frequentar o curso ginasiano e ao lado de outros colegas de mesma origem ter um futuro melhor do que tiveram os nossos pais e os seus companheiros do passado.
Homem enérgico, defensor da ética e da moral, além dos seus deveres como ministro da Igreja Católica era respeitado até por seguidores de outras seitas religiosas.
Infelizmente, talvez pela falta de apoio dos órgãos públicos ou políticos locais, a sua escola não teve continuidade. E, a cidade perdeu em pouco tempo aquela opção educacional modelo.
A sua última vontade era jazer sepultado dentro da Igreja Matriz, como declaração de amor a essa terra. E, assim foi feito: aquele padre enérgico nascido na cidade de Formiga-mg eternamente se ligou à cidade do seu coração.

NOTA : Na foto acima, ele foi apanhado pelas lentes do fotógrafo num dos seus raros momentos de desatenção, talvez motivada pela saúde já debilitada, quando ele dava um pequeno cochilo enquanto aguardava o prosseguimento da solenidade de formatura de alunos do Ginásio Estadual no Salão Paroquial.

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Clique na foto para ampliar!

Vila Vicentina 1977


Num evento na Vila Vicentina, em 10/04/77. Presentes: Dr.Francesco Caminada Margotti, pároco local, Dr. Antônio Almeida Oliveira, Antônio Lucas, Arnaldo Pereira de Andrade, Rolando Lemes (atrás ao lado da coluna), Irmã Maria José de Souza c/ Irmã Cassilda (Colégio S.José), Irmã Marieta ( Santa Marcelina),...,...., Moacir Gonçalves Felix, João(pai de Maria Anésia) .., Murilo Borges, Osvaldo Eduardo,... e Joaquim Calixto. À frente: Fábio Borges da Costa e filho. (Se eu tiver errado, que me corrijam!)
Posted by Picasa

Embora não pareça, esta é uma imagem do passado.


Esta foto foi tirada em 1977, portanto há 31 anos.
Observe que o Teatro Thalia (Trilogia) tinha ainda o andar de cima e também ainda existia o Hotel Astória (hoje loja do Pinguinho).
<span class=

domingo, 12 de outubro de 2008

Um fantasma ronda a cidade


A Copasa parece não desistir de Cambuquira. Não da água mineral, que por decreto do atual governador, já é dela, embora as melhores águas minerais do mundo ainda continuam jorrando dia e noite para o córrego e a cidade carece de receita e emprego. A Estatal, que nem é mais tão estatal, não desiste do serviço de água e esgoto da cidade. E, o povo que não tem onde ganhar dinheiro para garantir mais esse custo, se vê ameaçado mais uma vez.
Clique na figura da "assombração" para acessar mais detalhes!
PARA VER DETALHES DAS FOTOS, CLIQUE NELAS!...

Foto dos bons tempos da Estância.


Esta é a foto(anos 50) de um torneio no hipódromo que existiu onde hoje é o lago do parque.
Posted by Picasa

A moto do padre.


Esta é a moto do Padre Vilela, um sacerdote além da sua época, que a usava, naqueles bons tempos dos anos 40 e 50.
O menino sobre o veículo é Edson Lemes.
Posted by Picasa

A fé sempre presente na cidade.

Esta é um registro da fé dos cambuquirenses. Essa procissão aconteceu há mais de 50 anos atrás pelas ruas da cidade. Aqui, sua passagem pela Rua Direita.
Posted by Picasa

Mais uma vista parcial. O cidade privilegiada!...


Esta é uma vista parcial tirada da área hoje conhecida como Figueira, onde havia o Hospital das Crianças.
Se prestar atenção verá os detalhes do Jardim Municipal com suas vielas onde cineastras de Três Corações vinham gravar suas películas. Por outro lado, o Hotel Empresa ( hoje Trilogia) era bem diferente.Dá para ver o velho clube da juventude dos anos 60 e 70 e dos grandes bailes da velha Guarda e o Hotel Astória, além da imponente Casa dos Pimentas e a cúpula suntuosa do Hotel Elite. Foto do parente Alvaro Lemes Costa.
Posted by Picasa

FAMILIAS CAMBUQUIRENSES: OS CATTAPRETA.

Esta é a família de Gustavo Cattapreta(descendente de italianos de Siena) e seus filhos(Américo, José. Waldomiro, João e outros) e netos, hoje distribuídos por vários locais da região e do Brasil, principalmente na nossa cidade, Campanha, Três Corações, Varginha, Barra Mansa, Rio e outros lugares. Estão nessa foto, além de outros filhos, D. Maria e seu esposo José Gonçalves dos Reis, conhecido como José Horteiro, os filhos: Mário e esposa, João, Nelson.
Se você identificou alguém na foto? Informe-me pelo contato ao lado.

Em resposta a minha pergunta, objtive a seguinte resposta da por Rosa Lemes, descendente do casal citado:
Fica difícil localizá-los. Algumas crianças não sabemos, mas são bisnetos do casal central,talvez filhos do filho João Cattapreta.
Espero que haja entendimento na exposição e identificação:

Casal no centro:GUSTAVO OTAVIANO CATAPRETA e ANA FRANCELINA NOGUEIRA.

Em pé (esquerda p/direita, em 1o.plano):
1. João(filho de Gabriela(Biela, filha do casal);
2. Clélia (filha de Biela); (NÃO TEMOS CERTEZA)
3.Isa (filha de Alice,esposa de Seu Souza);
4. Gabriela (Biela)
5. Zeli (filha de João, filho do casal)
6. Juca Baltazarc/Joãozinho no colo,(esposo de Elvira, filha do casal);
7. Nelson (Neto e do casal e filho da filha Maria e de José Horteiro);
8. Gustavinho(filho de Alice,filha do casal);

2a. Fila , em pé, (esquerda p/direita):
1. Zilá (filha de João);
2. Eluz (Filhinha) esposa de Nerinho,c/ Renilda no colo), filha do casal;
3.Maria Isabel (mãzinha, filha de José ,filho do casal);
4.Elvira, c/ criança, nora do casal,esposa de João e irmã de Palmira do Hotel S.Francisco,irmã de Mário Fiscal);
5.. Elisa Félix;
6. Mário Horteiro (neto do casal) c/sua filha Elizabeth no colo;
7.José G. Reis (Ze Horteiro);
8. Joaninho, genro e esposo de Alice;

3a. fila:
1. Zita c/ filho, esposa de Toninho, filho do casal;
2. Elvira, filha:
3.Alice, filha:(c/ criança);
4. Maria (filha casada com Zé Horteiro);
5. Américo, filho;
6. João, filho;
7. José, filho;
8. Toninho, filho(marido de Zita);
9. João Horteiro (neto do casal) , filho de Maria e José Horteiro;
10. Ataíde, filho de Elvira filha;

4a. fila: idem
1. Beth(Boião),filha de Elvira e Juca Baltazar;
2. Maria (filha de Américo)
3.
4. Marisa (irmã de Beth);
5.
6.
7. Ao lado de Gustavo: Zaíra,Zelci,Carmelita(filha de Biela),Toninho,filho de Alice).Os demais (crianças) não sabemos identificá-los.
As duas crianças esquerda p/ direita, em 1o. plano devem ser Imaculada, filha de Elvira de Juca Baltazar e a outra Irinéia,filha de Américo.
Se alguém sabe mais....envie-me a informação.
Conforme informação de Zaldicéia, o segundo da direita(1º degrau) para esquerda e de terno branco é Zaldir de Carvalho Catapreta, seu pai e filho de João Câncio Catapreta e Elivra de Carvalho Catapreta.


HISTÓRIA:
Diziam os mais velhos, que o Sr.Gustavo, para criar a sua grande prole, trabalhava no transporte de veranistas em uma carruagem, a única da cidade que mais tarde foi substituída por charretes, mais leves e mais rápidas. E, foi com esse novo tipo de condução que um dos seus genros, o casado com a filha Maria e que ficou conhecido como José Horteiro fez o seu pé-de-meia, enquanto esposa fazia os mais diversos tipos de doces de frutas e de leite que os filhos vendiam nos hotéis e na frente do Parque das Águas.

cidade de Siena (clique para conhecer)

OS CATAPRETA II   (em pesquisa)
Foto enviada da Itália por Juliana Catapreta, sua bisneta.

Manoel Martins Catapreta, São Thomé das letras 1894-1966 enterrado no cemitério de Cambuquira. 
Trabalhava na ferrovia Do estado e depois como fazendeiro.
Mariana Luísa Gomes, Três Corações (1905-1967). 
Casados em Três Corações. 
Foram fazendeiros produtores caseiros.
Ainda não consegui apurar o parentesco deste Catta Pretta com Gustavo, mas estimo que Manoel pode ter sido irmão mais novo do patriarca acima com a família. Além do nome, eles se parecem muito um com o outro e a filha menina a sua frente se parece também muito com a sua bisneta Rita, neta de Maria Nogueira(Catta Pretta) Reis .
 Infelizmente, os registro da Igreja Católica que foram digitalizados pelo site Family Search, onde faço as pesquisas não estão completos por falta dos mesmos no ato do processo de digitalização que pode ter acontecido simplesmente porque esses livros haviam se perdido, deteriorado pelo tempo, algo semelhante ao que aconteceu a falta de livros na Catedral de Campanha onde estariam dados de alguns membros da Família Silva Lemes, minha principal pesquisa.

Abaixo, um vídeo onde Juliana, sua bisneta residente na Itália e soprano, demonstra os seus dotes como interprete de bela peça musical.


sábado, 11 de outubro de 2008

Lacerda 65



Campanha Eleitoral pró Lacerda ( contra JK) em Cambuquira com a participação de políticos locais, entre eles, salvo engano, Dr. Manoel Brandão(de cabelos brancos).
Conheça o politico Carlos Lacerda, clicando aqui!
Posted by Picasa

Abertura dos Jogos Abertos de Cambuquira - anos 60


À frente da banda, o jornalista paulista Moupir Monteiro, que foi um dos grande incentivadores dos esportes em nossa cidade, além do Sr. Rafael Lero, dois paulistanos mais cambuquirenses que muitos de nós.
O desfile acima saiu do Hotel Silva e tomava rumo à rua Direita para depois ir para o CTC - Cambuquira Tênis Club.
Posted by Picasa

Mes de Portugal - dec. 60


Naqueles tempos idos dos anos 60, Cambuquira homenageava a grande colônia de portugueses da cidade e do Brasil. Apresentavm na praça de esportes os principais grupos folclóricos cujas músicas típicas, como o "vira" se tornaram populares na cidade. O Prefeito João Silva foi um grande incentivador dessa festa que infelizmente alguns dos sucessores deixaram morrer.
Esta foto é da abertura da festa com as bênçãos do saudoso Padre Josel Pinheiro Borges.
Um dos maiores incentivadores foi, sem dúvida, o velho lusitano João Icaraí, que não consegui ver na foto.
Posted by Picasa


Uma das músicas que a criançada gostava de cantar era: O mar enrola na areia.

O mar enrola na areia
[Refrão]
O mar enrola n`areia
Ninguém sabe o qu`ele diz
Bate n`areia e desmaia
Porque se sente feliz


Até o mar é casado, ai
Até o mar tem mulher
É casado com a areia, ai
Bate nela quando quer
(refrão)

Até o mar é casado, ai
Até o mar tem filhinhos
É casado com a areia, ai
E os filhos são os peixinhos
(refrão)

Capitão Asa em Cambuquira = 1976


Na solenidade com o ídolo da TV daqueles tempos, estavam as professoras: Maria Menezes, D.Tonete, Marisa Fratini e Fabiano Rossi, na época gerente do Motel Club do Brasi (Hotel Silva). - 8/1976
Posted by Picasa

A banda da cidade - provavelmente pelos anos 20.


Nesta foto, conforme nos informou Rosa Lemes, o menino de bermuda branca e boné à direita é o seu pai, Rolando Lemes. Também está nesta foto, o sr Armando Gardona, vulgo "Coisa Ruim"(aliás avô do Rui Capeta, por coisa do destino). Esse escurinho da direita, embora se pareça com um atual servidor da prefeitura, não é ele, pois a foto foi tirada nos anos 20 provavelmente.

Observe que o menino da esquerda tapa os ouvidos, com certeza com medo do flash. - será que ainda era de pólvora?
Posted by Picasa

A banda em 1918


Não temos a identificação dos integrantes, a não ser de Benjamim Lemes, indicado pelas setas à direita(Arq.particular de Rosa Maria Lemes)
Posted by Picasa

Lançamento da Pedra Fundamental do Novo Balneário 17/05/58


Estavam presentes, além de autoridades e outros cidadãos, Lindinalva (de branco) Irene Gardona atrás de sua mãe, D.Lizica, Renan Calil ( de bigote ao lado de Irene). O senhor em destaque e o Governador Bias Fortes.
Posted by Picasa

Nossa primeira banda de música.


Criada em 1901 por Francisco Eugênio de Azevedo, tendo como maestro José Ricardo (portando um piston), Ernestinho ao saxofone, Alvaro, Djalma, Betinho, Quito, BENJAMIM LEMES (ainda menino. veja a seta indicativa), João Leandro, Niteco, Affonso, Moyses e outros integrantes não identificados. (Foto tirada no Parque das Águas de Cambuquira-MG)
Posted by Picasa

Para quem não viveu aquela época...


Ou para quem era muito novo na época e não se lembra... Era assim o nosso parque com a sua Fonte Gasosa. (colorida à mão)
Ao fundo da paisagem, a casa de José Gonçalves dos Reis ( Zé Horteiro)
Posted by Picasa

Inauguração da Caixa d'água (1945) - Bairro da Lavra.


Em solenidade que contou com as bençãos do pároco da época, em 1945 foi inaugurado o primeiro reservatório de água para abastecer o Bairro da Lavra e parte da área central da cidade.
Posted by Picasa

Cambuquirenses e turistas no parque.


Será que você conhece alguém? Entre eles estão D. Nenê, D.Lizica e D.Irene da Família Lemes (abaixo e à direita). - foto do Arquivo particular de Rosa M.Lemes
Posted by Picasa

A torcida.



Esta é uma foto da torcida formada na maior parte de turista (dec.60) nas Olimpíadas de Inverno de Cambuquira (ou Semana Esportiva). Destacamos abaixo, dois cambuquirenses: os irmãos: Edson e Rosa Lemes (as duas crianças à beira da quadra).
Posted by Picasa

Olimpíadas de Inverno de Cambuquira - decada de 60

Este é o time de Volei do Minas Tenis Clube que participou de um daqueles eventos. Quem souber o nome das atletas que nos mande pelo contato ao lado.
Posted by Picasa

Conhece alguem nessa foto?


Esta é uma foto tirada no ano de 1965 (10/12) e os personagens são: Antônio Menezes, Helena, José Dias, Moisés, Lilá, Amilcar, José Lourenço (gerente), Eihmo, Antônio Silva,.....Rubens Teixeira e Rolando Lemes.
Posted by Picasa

Conhece alguem nessa foto?


Conforme descrito na foto, estes eram os antigos funcionários da Estação Ferroviária: Sr. Guarda-Chaves (Joaquim Luciano de Souza, Hermerindo Simões, João Gomes e o Sr Augusto Santos.
Posted by Picasa

A charretinha de bode.


Esta é uma foto, provavelmente da década de 30. A foto de um filho de turista na charretinha de bode.
O menino que conduzia acompanhava chamava-se Onofre. O outro, atrás, Mario Horteiro.
Posted by Picasa

Conhece alguém nessa foto?

No centro: Mamede, o simpático fotógrafo Sírio-Cambuquirense com José Nogueira e filho.
Posted by Picasa